CENA 05: ÂNGULO CENTRAL DA CIDADE. NOITE
A cidade estava numa calmaria danada, onde estava apenas Armando e seu Jurandir conversando em seu bar, mas que depois de algum tempo, acaba desaparecendo. Armando estava rondando as ruas da cidade, mas logo vai pra sua casa. Depois, Ricardo sai da casa de sua mãe, indo diretamente pra casa de sua tia. Após um período, Josefina sai da pensão, observando se não havia mais pessoas passando e segue seu caminho. Amorzinho vê Josefina andando e se esconde, depois também vai ao seu rumo. Cleonice estava conversando com Zuleica na porta do bordel, mas depois a dona do estabelecimento acaba entrando e Cleonice vai andando pelas ruas, até entrar num beco. Por último, Perpétua sai da sua casa, com olhar de desconfiança pra todos, parando na igreja pra orar, e depois caminhando rapidamente.
INSTRUMENTAL ON (Mulher de Preto): https://youtu.be/hBm1J-3mT4I.
Delegado Tácio acaba de fechar a delegacia, indo embora, observando a pasmaceira e andando devagar. A mulher de preto aparece, rondando sobre o homem. Quando ele iria pra pensão, ele acaba desviando e dando volta pelo quarteirão, onde a mulher de preto o segue. Carmosina sai da pensão pra botar o lixo na rua e acaba vendo tudo, dando um grito e suspendendo a encapuzada. Quando Tácio observa a paisagem de onde o grito veio e não vê ninguém. A mulher de preto aparece novamente. Ele resolve voltar pra delegacia, e começa a temer que alguém o esteja seguindo, começando a apertar o passo, com muito nervosismo, até parar no banco da praça pra descansar e quando vira, a mulher de preto já estava em sua frente, com seus braços estendidos. Tácio tenta negar, mas não consegue, dando um grito estremecedor como todo homem que foi atacado pela usurpadora. INSTRUMENTAL OFF. A imagem escurece.
👠
[Abertura]: https://youtu.be/HoLrfwq_JZo
👠
CENA 06: MANSÃO DE TIETA. QUARTO DE TIETA. NOITE
Ricardo abraça Tieta, lhe beijando todo o seu corpo fogosamente e apaixonado.
TIETA - Aí homem de Deus, sua mãe pode aparecer por aí, Tônia, Alice, ou até mesmo Leandra que apesar de saber de tudo, é meio destrambelhada!
RICARDO - Eu tava com saudades de você. Quanto tempo a gente ficou longe um do outro, sem um carinho, um xâmego...
TIETA - Mas você teve companhia, o Astreu. Gostou de ficar com ele?
Ricardo fica sem graça.
RICARDO - O que importa é que eu voltei, eu estou aqui, pronto para entrar no seu corpo, me esfregar nos seus seios... (P) Agora, e esse negócio de você ser quenga e Leandra sua prostituta?
TIETA (ESTRANHANDO) - Ué homem, você já não resolveu tudo com Tônia, combinou com a turma toda pra me defender?!
RICARDO - Você tem que agradecer a Zélia por isso. Ela que estava desconfiada de algumas coisas de minha mãe, me viu chegando e foi me contar...
TIETA (SORRINDO) - Echa cabrito arretado, hein! Fazer de tudo pra defender a tia da própria mãe, é uma pessoa de muita coragem!
RICARDO - Tia não, É TIETA! Tia é coisa de moleque, de criança mal saída dos coeiros, eu já sou homem, sei do que eu quero!
TIETA - E o que você quer?
RICARDO (INSEGURO) - Eu quero é... Eu quero ficar com você! Meu porto seguro, minha fortaleza e que ainda, eu vou lhe assumir pra todo mundo!
Tieta beija Ricardo e os dois deitam na cama, começando a transar vagarosamente. A câmera foca apenas no olhar defensivo de Ricardo, mas que depois acaba se tranquilizando e esquecendo do que havia acontecido.
🌴
CENA 07: MANSÃO DOS PROENÇA DE ASSUNÇÃO. QUARTO DE BODESCA E ASTREU. NOITE
Bodesca entra no quarto, e encontra Astreu sentado, quieto e pensativo.
BODESCA - Oi Astreu, tudo bem?
ASTREU - Você acha que estaria como? Na Disney, na Austrália, Inglaterra... Eu não tô bem e quero ficar sozinho.
BODESCA - Mas eu ainda sou sua esposa, esse quarto também é meu e eu quero lhe ajudar!
ASTREU - Me ajudar com o que? Nesses dias anunciou que iria separar de mim, e agora quer me ajudar?! Armando não lhe quis, né...
BODESCA - Não quero falar disso... (P) Eu só quero dizer que se dona Maria Eugênia fez as escolhas que fez, vamos deixar, Astreu. Deixa a alma dela descansar em paz!
ASTREU - Eu não tive oportunidades pra me despedir dela, de dizer um "adeus", falar que eu amo muito ela!
BODESCA - Ela cometeu um suicídio! Não dava pra saber que ela iria fazer isso. Só te peço que tenha calma, que tudo vai passar...
ASTREU - Será, Bodesca?
BODESCA - Tenho certeza, e apesar dos últimos acontecidos, eu estarei aqui pra lhe servir de apoio! A partir de amanhã, tudo volta ao normal!
Bodesca abraça Astreu, que demonstra não estar agradável com a situação, pensando no que viveu.
• FLASHBACK - INÍCIO. •
Ao som de "Phil Collins - In The Air Tonight = MÚSICA ON:
La https://youtu.be/fKAiKBjiCDI", mostra Ricardo olhando para o jeito de Astreu se alimentar, o que aproxima os dois.
ASTREU - Não me faça sair da linha... Como faz pra sair daqui? Minha mãe deve estar louca sem a minha presença. O que acha?
RICARDO - Relaxa, meu caro. Se eu já sai da linha com uma mulher, imagine só com um homem. Gosta?
ASTREU (IRÔNICO) - Ricardo, óie bem... Não me tente!
Diante daquelas ondas suavizando o mar, a música vai se intensificando, onde Ricardo e Astreu aproximam seus lábios, enquanto nada importava mais. Não se contentando com a proximidade, os dois acabam se beijando pela atração, onde se torna um beijo apaixonado e demorado. MÚSICA OFF.
• FLASHBACK - FIM. •
•
A noite passa e o dia começa a aparecer, ao som de "Pepeu Gomes e Moraes Moreira - A lua e o mar = MÚSICA ON: https://youtu.be/nGKq5OGVDM8", com suas belas paisagens, pescadores em seus diversos cotidianos iniciais do dia e momentos, as dunas imensas alagando toda Praia do Tucuruvi, e mostra o ângulo central da cidade. MÚSICA OFF.
🌴
CENA 08: CASA DE PERPÉTUA. SALA DE ESTAR. MANHÃ
A campainha toca e Zélia vai atender, se assustando, era Tieta toda baforosa.
TIETA (SORRINDO) - Oi Zélia, bom dia. Como você vai, querida?!
ZÉLIA - Dona Tieta, que felicidade em ver a senhora aqui em casa. Sem a senhora aqui, a casa na maior desvalorização.
TIETA - Continuar aqui pra que? Sabe muito bem que sua patroa não é fácil. Por falar nela, cadê a própria?
ZÉLIA - Foi na missa matinal, mas daqui a pouco já está voltando. Quer alguma coisa?
TIETA - Vim lhe agradecer pelo que você fez por mim, eu sou muito grata por isso. Obrigada de verdade, Zélia!
ZÉLIA - De nada, dona Tieta. O que dona Perpétua estava fazendo com a senhora não era honesto, eu tinha que fazer alguma coisa...
TIETA - Corajosa, hein! (P) Eu vou esperar no quarto de Perpétua, pra mim conversar com ela, mas não precisa dizer nada não...
Tieta vai diretamente pro quarto da irmã.
🌴
CENA 09: DELEGACIA. SALA DO DELEGADO. MANHÃ
Armando entra na delegacia, ouvindo uns gemidos. Ele entra na sala e vê Tácio sozinho, com um olhar aéreo.
ARMANDO - Delegado, bom dia. Como o senhor está? Tão dizendo que alguém foi atacado pela mulher de preto ontem, quem foi?
TÁCIO (AÉREO) - O neguinho...
ARMANDO - Neguinho, que neguinho?
TÁCIO (AÉREO) - Que é o novo delegado de Santana do Agreste. Ele que foi atacado!
ARMANDO - O senhor?
INSTRUMENTAL ON (Confusões 1): https://youtu.be/FZShzLP8DzQ.
Tácio volta a si, rapidamente. Estranhando na posição estranha que estava.
TÁCIO - Meu Deus, o que aconteceu aqui? Armando, o que tu tá fazendo?
ARMANDO - Eu vim aqui pra buscar o senhor. Tem gente chegando em Santana do Agreste... Parece que tem haver com o progresso que trouxe a cidade!
TÁCIO - Me acordou só pra isso? Eu tinha coisa mais importante pra fazer.
ARMANDO - Delegado...
TÁCIO - Perdão, desculpa. Hoje eu estou avoado e fique sabendo que eu não fui atacado pela mulher de preto. Qualquer invenção, será processado por injúria, calúnia, difamação e danos morais!
Os dois ouvem um avião estremecendo toda a cidade, sendo sobrevoado. Eles resolvem sair pra observar. INSTRUMENTAL OFF.
🌴
CENA 10: OREDRÓDOMO. INTERIOR. MANHÃ
O avião acaba de aterrissar no subsolo, onde a ventania dificultava a ida de Armando e delegado Tácio pra se aproximar. A porta do avião se abre, onde duas pessoas acabam descendo de lá, mostrando suspense.
INSTRUMENTAL ON (Clímax): https://youtu.be/InMbZEB5zIM.
ARMANDO - Senhores, bom dia! Como vão? Muito prazer, sou Armando de Lima Moraes, e o novo delegado da cidade, Tácio Ferreira de Menezes!
TÁCIO - Muito prazer, sejam bem-vindos a Santana do Agreste!
Eles não encostam na mão dos dois. Subindo da cabeça aos pés, revelando ser Burke Washington e Beatriz Washington.
BURKE (CACO CIOCLER) - Preferiamos não manter contatos humanos com a população de uma cidade que mal chegamos... Mas, que é um prazer em reviver esse momento!
TÁCIO - Então já estiverem aqui, antes?
BEATRIZ (GUILHERMINA GUINLE) - NÃO, NUNCA TIVEMOS! É que já viajamos por cidades pitorescas igual a essa, então tudo é igual e tudo se parece! Muito prazer em conhecê-los, Beatriz Washington!
BURKE - Eu sou Burke Washington, casado com essa bela senhora. E eu, sou o mais novo dono das posses da cidade... As terras territoriais de coronel Marcone da Tapitanga e Eróbio Trindade, agora, pertencem a mim!
Os dois ficam em suspense, enquanto Burke e Beatriz riem da situação que estão vivenciando.
BEATRIZ (RINDO) - Acho que está na hora de movimentar essa cidade. Pra um lado bom? Isso eu não tenho certeza, mas que eu vou cumprir o que eu estou dizendo agora!
INSTRUMENTAL OFF.
🌴
CENA 11: CASA DE PERPÉTUA. QUARTO DE PERPÉTUA. FIM DA MANHÃ
Tieta estava surpreendida com o que tinha visto na caixa misteriosa da sua irmã, segurando seu riso. Perpétua entra no quarto e fecha a porta, até se assustar ao ver a presença de sua irmã.
INSTRUMENTAL ON (Perpétua): https://youtu.be/0AG1MLTInt4.
TIETA (DEBOCHANDO) - A Perpétua minha irmã, eu não acredito que isso está acontecendo com você! Tão pura, tão sem pecado, tão temente a Deus...
Perpétua fica paralisada.
PERPÉTUA (PARALISADA) - O que você está fazendo aqui no meu quarto?
TIETA (DEBOCHANDO) - Eu acho que está na hora da gente conversar um pouquinho... O que você acha?
Perpétua não diz nada, apenas ficando imóvel e engulindo seco. A câmera foca em Tieta rindo, em seguida, em Perpétua suando frio. INSTRUMENTAL OFF.
🌴 • A IMAGEM CONGELA EM PERPÉTUA, VIRANDO UMA PINTURA AQUÍFERA COM BELAS DUNAS PASSANDO SOBRE A TELA. • 🌴
Comentários
Postar um comentário