Pular para o conteúdo principal

Além-Mar: Capítulo 48 (Último)

 

CENA 06. VILA DE PESCADORES. CASA DE CÉSAR E CECÍLIA. FRENTE. EXTERIOR. DIA

Uma pequena recepção está montada para a chegada de Maurício do hospital. Uma mesa está posta em frente a casa de César e Cecília, com vários quitutes, salgadinhos e um bolo sobre ela. Na fachada da casa, bandeirolas com a frase: “Bem-vindo Maurício!” está adornando o ambiente. Ali estão presentes: Jorge e Romana, Marés, Marina e Rafael, Noah e Bianca, Julietty e Francisco, Elmo e Tiago. Um carro vem estacionando ali e saem César e Cecília. No banco de trás, César pega uma cadeira de rodas e coloca em frente a porta traseira, ele ajuda a colocar Maurício sobre ela. Clima de comoção dos que estão ali presentes.
César e Cecília vão com Maurício na cadeira de rodas ao encontro de todos ali, que fazem festa com sua chegada. Maurício sorri, mas ainda não está feliz.

MARÉS: Bem-vindo à sua casa, Maurício!
MAURÍCIO: Poxa, vocês armaram direitinho! Eu nem sabia que ia encontrar essa festa logo na chegada!
NOAH: Nós estamos felizes que você tenha voltado pra casa, meu irmão.
JULIETTY: Queremos que você se sinta na sua casa, porque ela é de fato.

Eles riem. Maurício encara César e Cecília, que assentem com a cabeça. Maurício encara Noah e Julietty.

MAURÍCIO: Eu sei que eu nunca fui o irmão perfeito. Ou o filho que a dona Cecília e o seu César mereciam ter, mas esse período que eu fiquei no hospital, serviu muito pra que eu pensasse em todas as ações que a minha vida estava tendo e o rumo pra onde eu estava indo.
CECÍLIA: Todo mundo erra, meu filho. Nós conversamos sobre isso.
CÉSAR: E o importante é que você reconheceu os seus atos. Nós somos a sua família! Nós nunca viraríamos as costas pra você, Maurício!
MAURÍCIO: Mas de qualquer forma, eu preciso pedir perdão mais uma vez não só pra vocês, mas para os meus irmãos. (Olha Noah e Julietty) Vocês conseguem me perdoar?
NOAH: (Sorri) É claro, Maurício! Nós somos irmãos!
JULIETTY: E como o pai falou, nós nunca viraríamos as costas pra você, seu besta!

SONOPLASTIA: “Quero Ser Feliz Também” - Natiruts

Maurício sorri, os dois riem e se aproximam dele. Maurício abre os braços, eles abraçam Maurício. Comoção familiar. Todos sorrindo vendo o momento de redenção de Maurício e sua reconciliação com os irmãos. César e Cecília se juntam ao abraço da família.
CORTES DESCONTÍNUOS de todos comendo os quitutes servidos, o bolo, dançam juntos. Os casais felizes, comemorando ali. Maurício com sua família, sendo feliz, como poucas vezes foi na vida. O recomeço de uma família...

FADE OUT/
FADE IN/

Em um clipe que dura alguns segundos vemos o sol e a lua surgir em vários takes no céu de Ilha Azul. A vida acontecendo, pessoas passando de um lado para o outro, movimentação dos pescadores em alto-mar, rendeiras em seu cotidiano, os comerciantes no mercadão. Takes da praia de Ilha Azul. SONOPLASTIA OFF.

[LEGENDA]: ALGUM TEMPO DEPOIS.

🧜🏻‍♀️

CENA 07. ILHA AZUL. PRAIA. EXTERIOR. DIA

SONOPLASTIA: “Let You Love Me” - Rita Ora

PLANO ABERTO mostramos uma estrutura montada em um ponto específico de Ilha Azul, próximo ao famoso rochedo. Uma tenda branca, ornamentada com rosas vermelhas e um caminho reservado para uma cerimônia. Cadeiras ali alocadas para os convidados que começam a chegar. CÂM vai revelando aos poucos os casais chegando: Elmo e Tiago de mãos dadas, Cecília e César juntinhos, Noah e Bianca, Julietty e Francisco. No púlpito, aguardando CÂM revela Jorge. Ele está aparentemente ansioso. Ali também está Marés, que serve como madrinha do casamento, está bonita, vestido longo e todo de renda, também estão Rafael e Marina, o outro casal de padrinhos do casamento.

Jorge olha em direção a ponta do caminho. Ele sorri. Todos os convidados que estavam sentados, levantam-se. CÂM revela Romana, linda, um vestido em tom pérola. Carrega um buquê de rosas brancas. Ao lado dela, Dona Fifi, orgulhosa levando a filha até o altar. Todos sorriem vendo Romana caminhando até Jorge. Ela se aproxima. Jorge agradece dona Fifi e pega a mão de Romana. Os dois se olham apaixonados, de forma intensa. Se viram para o padre, em cima do púlpito. CORTES DESCONTÍNUOS da cerimônia, dos convidados, casais olhando a união de Jorge e Romana. E por fim, o casal trocam alianças. Jorge se aproxima e dá um beijo apaixonado nela. Todos aplaudem. Eles se viram para os convidados, sorriem. Na felicidade do casal. SONOPLASTIA OFF.

🌊

[Intervalo - IDA]: https://youtu.be/RYx0KOnyD6c

💓 • Narrador: "Todo dia, você escreve uma nova página na história da sua vida". Neste mês, novas paixões, intrigas e decepções vão surgir no horário das 18:00. "Apaixonados Pela Vida", a sua nova NOVELA das 6. • 💓

[Intervalo - VOLTA]: https://youtu.be/XNr0yFr4yPo

🌊

CENA 08. ALTO-MAR. EXTERIOR. DIA

SONOPLASTIA: “Azul da Cor do Mar” - Tim Maia

PANORÂMICA de um ponto no meio do oceano, onde lá em baixo, um pequeno barco está navegando calmamente pelas águas claras. Céu azul, sem nuvens. CÂM vai se aproximando do barquinho onde mostramos na proa, César e Cecília, os dois deitados, abraçados, olhando o céu, sentindo o vento no rosto. SONOPLASTIA BAIXA.

CÉSAR: Se alguém disser que tem vida melhor que essa, eu digo que é mentira!
CECÍLIA: É incrível como tem tanta gente que vive uma vida inteira correndo atrás de dinheiro, bens materiais e esquece de ser feliz. Esquece que não precisa de dinheiro pra aproveitar esses pequenos momentos que a vida oferece. Ser feliz custa tão pouco...

César dá um beijo e Cecília, os dois sentam-se no barco e se encaram intensamente.

CÉSAR: Nós passamos por tantas coisas pra chegarmos à essa conclusão.
CECÍLIA: Eu aprendi muito, César. A vida me deu uma lição que eu nunca vou esquecer. Eu tentei fugir de você, errei uma vida inteira, submeti o meu filho à esse erro também, de maneira indireta fui a responsável por esse comportamento do Maurício diante das pessoas... E aqui estamos nós.
CÉSAR: Cecília, tudo acontece como tem de acontecer. E o que tem que ser nosso, pode passar o tempo que for, volta pra gente.

Cecília sorri para ele. César sorri, mas se entristece ao ficar pensativo.

CECÍLIA: O que foi?
CÉSAR: Você... A sua doença. Tu não pensa mais nela? Tu não tem medo de morrer a qualquer momento?

Cecília olha para a imensidão do mar, respira fundo e encara César.

CECÍLIA: Eu pensei muito nisso. Em quando eu não estiver mais aqui, como vai ficar você, o Maurício, essa nossa vida... Mas eu parei! Eu não perco mais o meu tempo pensando no depois, na morte. Eu penso em aproveitar os momentos enquanto eu estiver viva, enquanto eu tenho a minha família e os meus amigos do meu lado. Pensar no amanhã quando não se tem um amanhã é besteira.
CÉSAR: Tu é uma mulher muito corajosa. Eu acho que nunca conheci alguém assim.
CECÍLIA: Eu sou Apaixonada Pela Vida, César! E ela já me deu muita rasteira, meu amor, mas ela também me ensinou que eu não posso esperar nada do amanhã, mas que eu tenho que viver tudo o que o dia de hoje pode me oferecer. Como diz o ditado: Um dia de cada vez!

César concorda. Eles se aproximam e se abraçam com muito afeto. Ficam ali abraçados, olhando para a imensidão azul do mar...

SONOPLASTIA OFF.

🧜🏻‍♀️

CENA 09. ILHA AZUL. PREFEITURA. FRENTE. EXTERIOR. DIA

PLANO GERAL mostrando a frente da prefeitura de Ilha Azul, com suas janelas e portas abertas. CÂM vai desviando pelas bandeiras municipal e nacional, até revelar uma boa parte da população de Ilha Azul em frente ao casarão da prefeitura. De dentro do local, aparece Marés. Ela é ovacionada por todos ali, que a aplaudem gritando seu nome. Ela sorridente, acena para todos.

MARÉS: (Tom) Meu povo! Meu povo, calma aí! Falaram que eu tinha que dar um discurso de posse e eu tô aqui!

Todos vão ficando em silêncio.

MARÉS: Eu sei que a gente passou bem recentemente por uma crise aqui em Ilha Azul. Nossa trajetória foi difícil, com esses forasteiros, gente do mal mesmo querendo tirar o que é nosso, mas quem é do bem, fica, não é mesmo?

Marés olha para Rafael e Bianca, os dois irmãos se identificam no discurso.

MARÉS: Eu quero agradecer a cada um de vocês que votou em mim pra me dar essa missão de seguir com o legado do nosso ex-prefeito Jorge Dunas pra fazer mais pela nossa cidade. Eu nunca fui muito estudada, instruída, mas a vida me ensinou a nunca passar por cima de ninguém pra poder ter algo digno, valores e muita luta. E é com cada um de vocês, lutando, seguindo em frente que nossa cidadezinha vai prosperar muito mais... (Ri) Muito mais!

Todos aplaudem. Marés orgulhosa sendo ovacionada pelo povo que a elegeu como nova prefeita de Ilha Azul. Em SEGUNDO PLANO, Dona Fifi aparece acenando para todos, como a assessora de imprensa da gestão de Marés. As duas piscam uma para a outra. Em Marés, sorri, comemorando.

SONOPLASTIA: “Save Your Tears” - The Weeknd

A noite vai se aproximando e uma lua cheia brilhante, bem amarela, vem nascendo no céu, iluminando toda a cidade de Ilha Azul. CÂM mostra um pouco da cidade, onde as pessoas vão caminhando, se divertindo na praça, em frente a sorveteria. Um outdoor com a candidatura de Marés ainda localizada próxima da entrada da cidade. CÂM vai desviando para a vila de pescadores, a praia... e próximo ao conhecido rochedo, estão sentados na beira da praia: Rafael e Marina.

🧜🏻‍♀️

CENA 10. ILHA AZUL. PRAIA. EXTERIOR. NOITE

Rafael e Marina olhando para a lua cheia no céu, sorriem um para o outro.

MARINA: Quanta coisa nós vivemos pra chegar aqui diante desse mar e dessa lua agora.
RAFAEL: Quantas pessoas, situações e obstáculos...
MARINA: Mas a nossa história valeu a pena, não valeu?
RAFAEL: (Sorri) Muito, meu amor.
MARINA: Tudo isso que nós vivemos, que eu vivi... Me fez ter uma certeza que eu na verdade já sabia aqui dentro: Que ser diferente, ter uma condição que não é a normal, conhecida pela sociedade, pelas pessoas, não quer dizer nada de mais, no final da história. Continuamos tendo os mesmos sentimentos, no fim das contas.
RAFAEL: Temos que aprender a aceitar o que é diferente. A respeitar, ser tolerante. Praticar o bem, a empatia...
MARINA: (Sorri) Aprender a praticar o amor.

Rafael beija Marina. Eles sorriem olhando o mar. Ao longe, conseguem ver Perséfone e um grupo de sereias nadando pelas águas de Ilha Azul. Perséfone encara Marina, que retribui o olhar carinhoso da mãe. Marina encara Rafael.

MARINA: Sabia que eu senti uma saudade da minha cauda?

Os dois riem. Levantam-se e se aproximam do mar.

RAFAEL: Você pode não ter mais a sua cauda, mas continua sendo a mesma... Vai lá, vai sentir essa conexão com o mar que continua viva aí dentro de você, minha sereia.

Marina sorri para o amado, encara o mar e vai se aproximando... Entra nas águas, que vão cobrindo seu corpo, e mergulha... Rafael sorri para ela. Marina levanta os braços, sente a conexão que sempre teve com aquele lugar... O seu mundo. Ela sorri, plena, feliz... Como sempre foi.

• A CENA CONGELA EM TONS AZUIS E UMA CAUDA DE SEREIA PASSA SOBRE A TELA, MAS PASSA DIRETO SOBRE ELA SEM COBRIR. •

No fundo das águas... Lá do fundo, vemos alguém nadando em nossa direção, e ao se aproximar, revelamos Marina, mas ela não está mais em sua forma de sereia, e sim em sua forma humana. Ela sorri e pisca para a câmera.

🧜🏻‍♀️ FIM. 🧜🏻‍♀️

ENFIM, UMA CAUDA DE SEREIA PASSA SOBRE A TELA, COBRINDO TUDO PELA ÚLTIMA VEZ... 🌊

[Encerramento]: https://youtu.be/2wy6NqQrA3k

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tieta: Capítulo 44 (Último)

CAROLINA (DECIDIDA) - ELA NÃO TEVE ESCRÚPULOS EM TODA A SUA MALDADE! DESUMANA! DESONERADA! BACALHAU SECO! VAGABUNDA!  PERPÉTUA - Vagabunda é você! Teúda e manteúda, foribunda! Você não é humana, é um símbolo sexual, isso sim...  TIETA - Vá te lascar, sua brotoeja depenada! Sua rameira, pespetuosa, cachumbe, libertina, quenga, quadrúpede, mamona assassina, crente do cu quente, sanguessuga, desonerada, rapariga, tribufu, galinha seca, jumenta! PERPÉTUA - Sua rata de mecha, mais suja que o rio Tietê, fantasma de matusalém, enviada do cabrunco, catita, bacalhau chupado, fia da peste, fuzileira, canela de sibite, debilóide, caralhuda, boqueteira, caminhoneira, tabacuda, xubreguete, saideira e anaconda!  TIETA - Vamos gente. Revelações de minha irmã já foram completadas... E agora sobre a minha vida? Ela tem razão? Vocês acham que ela está perfeita em sua sanidade mental? Vocês acham que ela está bem?  PERPÉTUA - AAAAAAAAAAAAAAASHHHHHHH!  TIETA - Você padre, que tem u...

Meninos e Meninas: Episódio 07

CENA 5: INTERNA. COLÉGIO ANGLO - PÁTIO. DIA  O horário do intervalo já chegou. Sarah, Manu e Ítalo estão passeando pelo pátio lanchando.  SARAH - Então quer dizer que vocês se beijaram?  MANU - É...  ÍTALO - Mas como foi?  MANU - Foi muito bom. Foi diferente. Diferente de quando eu beijei a Jade. Dessa vez não tinha nenhum desejo sexual no meio, digamos assim.  ÍTALO - Como assim?  MANU - Eu estava conversando com a Sarah sobre isso há uns dias. Eu não me sinto atraída fisicamente por meninos. Então quando eu beijei a Jade, querendo ou não foi porque eu achava ela gata, atraente e não porque eu gostava dela de verdade. Foi só um beijo. Mas com o Victor foi diferente. Eu não fiquei pensando no corpo dele, no rosto ou em como ele é bonito. Eu só... Eu só fechei os olhos e fui. E era como se não existisse mais nada ao redor. Como se o mundo tivesse parado para a gente.  Ítalo esmorece com as palavras de Manu.  SARAH - Mas e agora? Vocês estão ju...

Meninos e Meninas: Episódio 01

JADE - Pensei que você tinha desistido de terminar o ensino médio. VICTOR - Vontade não me falta. JADE - Como foi a viagem com a sua mãe? VICTOR - Foi legal na medida do possível. Viajar para fazer exame no hospital do câncer nunca é algo muito saudável, mas foi razoável. JADE - Eu não entendo porquê você precisa ir todo ano fazer esses exames. VICTOR - Agora tá melhor até, antes eu tinha que ir de seis em seis meses. Eu não tenho mais nada desde os dois anos, porém pode voltar a qualquer momento. Eu preciso ficar sempre me cuidando. JADE - Entendo... Bom, agora vamos para a aula. Hoje tecnicamente é o seu primeiro dia. Quer chegar atrasado? Jade segura no braço de Victor, como de costume e sai o puxando. A câmera mostra Manu colocando alguns materiais em seu armário. Jade e Victor entram na sala e logo dão de cara com Sarah (Duda Matte) na porta próxima a mesa do professor. As duas garotas trocam olhares mortais. VICTOR - (narrando) Acho que deu para notar que a Jade é bastante ...