Pular para o conteúdo principal

Frevo Mulher: Capítulo 22

CENA 09: EXTERNA. TARDE. CENTRO DA CIDADE

SONOPLASTIA: Na Emenda - Trio Nordestino (https://youtu.be/iDr-0HmXRaE)

Ofélia e Adalgisa vão caminhando pela feira, fazendo as compras do mês para o restaurante. Elas param de barraca em barraca, cumprimentando os vendedores. Ao final, as duas já estão com as sacolas cheias e param na saída da feira, olhando para o horizonte.

OFÉLIA – Aos poucos tudo está voltando ao normal na cidade.

ADALGISA – Graças à Deus! Já não aguentava mais os tempos de trevas.

OFÉLIA – Muito menos eu. O que eu gastava importando mercadoria…

ADALGISA – Bom, acho que já podemos voltar para o restaurante, né?

OFÉLIA – Sim. Temos muito a produzir!

🌊

CENA 10: EXTERNA. TARDE. DELEGACIA. FACHADA

Heloísa e Beto terminam de fechar a delegacia provisória. Eles trancam a última porta e param na fachada do local, observando e respirando fundo.

BETO – Tanta coisa que a gente passou aqui, não foi?

HELOÍSA – Realmente, esses últimos meses foram intensos. Vivemos muita coisa nessa delegacia.

BETO – Apesar dos pesares, foi bom passar esse tempo aqui. Principalmente por ter você ao meu lado.

HELOÍSA – Está me cantando, Beto? Haha. (P) Bom, o que você vai fazer nessas férias?

BETO – Não sei. Acho que vou pegar a moto e sair por aí. Fazer uma aventura!

HELOÍSA – Aventura?! Que interessante.

BETO – Quer ir comigo?

HELOÍSA – Aí, eu não sei… 

BETO – Por quê não? Eu sou sozinho, você é sozinha. Podemos nos juntar e fazer companhia um ao outro, saindo nesse mundo a fora!

HELOÍSA – Mas eu nem tenho nada pronto.

BETO – Não precisa. No caminho a gente vai comprando.

SONOPLASTIA: Instrumental - Determinação (https://youtu.be/Qf_9bS6ET2g)

A CÂM foca no rosto de Heloísa, pensativa. Em um corte, Beto e Heloísa sobem na motocicleta. Antes do homem ligar a moto, ele dá um selinho na amada, que consente. Depois, colocam seus capacetes e dão partida com o veículo, sem um rumo certo.

🌊

CENA 11: INTERNA. NOITE. CASA DE IDALINA

Anoiteceu. Idalina está parada em frente à televisão, segurando uma cartela em mãos. O sorteio da mega sena está acontecendo, só falta um número para a senhora ganhar na loteria. Ela aguarda ansiosamente.

APRESENTADOR (na televisão) – E o último número sorteado é… 42!

A idosa vai abaixando sua cabeça lentamente e olha para a cartela, onde está marcado: "42". Idalina fica em transe. Graça percebe o comportamento estranho da avó e aproxima-se.

GRAÇA – Minha vó, a senhora está bem?

IDALINA – Graça… Não pode… não pode ser…

GRAÇA – Não pode ser o quê, meu Deus?

IDALINA – A gente ganhou…

GRAÇA – Ganhou o quê, minha senhora?

Indagada, a protagonista pega a cartela da avó e olha os números, em seguida olha para os números que estão na televisão. Maria das Graças fica boquiaberta.

GRAÇA – A GENTE TÁ RICA?!

IDALINA – Eu acho que sim.

GRAÇA – A GENTE TÁ RICA, DONA IDALINA!

SONOPLASTIA: Forró do Xenhenhém - Elba Ramalho (https://youtu.be/i93meBTyww4)

Graça abraça a avó, esbanjando felicidade. A ficha de Idalina começa a cair e a senhora também comemora. A CÂM dá close nas duas abraçadas.

🌂

[Intervalo – IDA]: https://youtu.be/d0CmXMz2usE

👨‍👧• De repente tudo muda em nossas vidas, e com a dele não foi diferente. Segunda, a sua nova diversão das sete: "De Repente Pai". •👨‍👧

[Intervalo – VOLTA]: https://youtu.be/ZOv0clppsr8

🌂

CENA 12: PASSAGEM DE TEMPO

SONOPLASTIA: Frevo Mulher - Elba Ramalho (https://youtu.be/Y2cbg7X059g)

Nasce o filho de Maria Bonita e Durval;

Alceu e José lucram rios de dinheiro com a rede de peixaria; 

Adalgisa conhece um novo pretendente; 

Mirna e Lorenzo casam em uma cerimônia intimista, Graça é a testemunha;

Carmosina e Isabel passam a morar juntas. 

[LEGENDA]: ANOS DEPOIS.

🌊

CENA 13: INTERNA. DIA. MANSÃO

A CÂM foca na fachada da mansão, onde era o antigo Palácio do Prefeito. Corta para dentro, Graça e Idalina vêm descendo as escadas, revelando que as duas agora moram nessa casa.

GRAÇA – Aí, minha avó, quanta coisa aconteceu nesses dois anos! E, graças à Deus, a senhora ainda está aqui do meu lado para contar história.

IDALINA – São 96 anos de muitas vivências, Graça. Quando eu imaginaria que perto do fim da vida, eu ganharia na loteria e hoje estaríamos vivendo nesse palácio?

GRAÇA – Realmente, a vida é uma verdadeira caixinha de surpresas. Às vezes, eu fico me questionando de onde eu tirei forças para aguentar tudo o que aconteceu nos últimos anos?!

IDALINA – Você sempre teve força para aguentar todas as provações da vida, só não sabia da existência dela, pois não precisava usar. E irei te dizer uma coisa: tudo o que aconteceu, só te deixou ainda mais forte!

GRAÇA (emocionada) – Muito obrigada pelas palavras, minha avó! (P) Olhe, agora eu vou precisar dar uma saidinha, tenho uma missão a cumprir.

Idalina compreende. Graça pega sua bolsa que estava jogada no sofá, e logo em sequência deixa a mansão, indo para algum lugar.

🌊

CENA 14: INTERNA. NOITE. PARIS. RESTAURANTE

SONOPLASTIA: The Second Waltz - Dmitri Shostakovich (https://youtu.be/5hTvc3f83Ws)

A CÂM foca em dois idosos, de costas, sentados na varanda de um restaurante de luxo em Paris. É revelado Waldemir ao lado de um magnata, eles tomam uma taça de champagne.

WALDEMIR – Chérie, je t'aime plus que tout dans cette vie. (Querido, eu amo você mais do que tudo nessa vida.)

MAGNATA – Je te veux à mes côtés pour le reste de mon existence. (Te quero ao meu lado pelo resto da minha existência.)

Os dois dão um selinho, revelando que têm um envolvimento amoroso. Em seguida, eles brindam com as suas taças. CÂM foca em Waldemir, que quebra a quarta parede, piscando para a câmera.

🌊

CENA 15: EXTERNA. TARDE. PRISÃO

A CÂM dá enfoque no portão de saída da prisão, que vai sendo aberto. De dentro, Hélio sai com uma roupa de cor neutra e a cara lavada. Ele não visualiza ninguém, ficando cabisbaixo. O homem vai seguindo seu caminho, quando de repente ouve uma voz.

GRAÇA (off) – Hélio!

SONOPLASTIA: Instrumental - Graça (https://youtu.be/krjyhG7gMf8)

Hélio se vira e surpreende-se ao ver Maria das Graças. Ele abre um sorriso e corre para os braços dela, que o recebe com todo carinho. Close nos dois abraçados, esbanjando emoção.

🌊

CENA 16: EXTERNA. FIM DA TARDE. PRAIA DE PORTO DA BELA FONTE

Hélio e Graça caminham pela areia da praia, estão colocando os assuntos em dia. O homem para de andar, fazendo com que a protagonista também pare.

GRAÇA – Por quê tu parastes?

HÉLIO – Graça, ainda existe algo que tu não me respondesse.

GRAÇA – O quê?

HÉLIO – Você me perdoa, Maria das Graças?

GRAÇA – Hélio, eu te confesso que não teve um dia durante esses dois anos que eu não pensei nisso. E eu pensava que eu não ia consegui te perdoar, mas eu consigo enxergar sua mudança que é visível. Então, Hélio, eu encho meu peito e falo: Eu te perdoo!

HÉLIO (respira aliviado) – Você não sabe o quanto isso me conforta. (P) E eu tenho só mais uma pergunta: existe alguma chance de você voltar pra mim?

GRAÇA – Sendo bem sincera com você: não. Eu, Graça, não consigo ter mais confiança em você ao ponto de namorar contigo. Porém, se você quiser, a gente pode ser bons amigos.

HÉLIO – Eu ainda te amo, Graça. Do meu jeito louco, mas eu amo. E por te amar, eu vou respeitar a sua decisão e seguir como seu amigo.

SONOPLASTIA: Minha Felicidade - Roberta Campos (https://youtu.be/9mmiOFzkeh4)

Graça sorri e dá um beijo na bochecha do rapaz. Em seguida, eles seguem caminhando pela praia. Alguns takes mostram eles brincando no mar, jogando água um no outro. Corte final para Hélio e Maria das Graças sentados na areia, observando o pôr do sol abraçados.

🌊 FIM. 🌊

[Encerramento]: https://youtu.be/Dr-i02CTqAs

A seguir: Lobo em Pele de Cordeiro. 🐺

Quero deixar meu agradecimento para Lukas Lima, diretor da novela. Deixo também um abraço para Eduardo Silva, que produziu a trilha sonora da trama. E, por fim, um enorme beijo para o público que acompanhou assiduamente a web durante esses 22 capítulos de pura emoção. Obrigado por todo carinho, admiração e críticas positivas/construtivas.

Estarei de volta em 2022 com "Exuberante". Mas, afinal, qual o segredo para ser celebridade?


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tieta: Capítulo 44 (Último)

CAROLINA (DECIDIDA) - ELA NÃO TEVE ESCRÚPULOS EM TODA A SUA MALDADE! DESUMANA! DESONERADA! BACALHAU SECO! VAGABUNDA!  PERPÉTUA - Vagabunda é você! Teúda e manteúda, foribunda! Você não é humana, é um símbolo sexual, isso sim...  TIETA - Vá te lascar, sua brotoeja depenada! Sua rameira, pespetuosa, cachumbe, libertina, quenga, quadrúpede, mamona assassina, crente do cu quente, sanguessuga, desonerada, rapariga, tribufu, galinha seca, jumenta! PERPÉTUA - Sua rata de mecha, mais suja que o rio Tietê, fantasma de matusalém, enviada do cabrunco, catita, bacalhau chupado, fia da peste, fuzileira, canela de sibite, debilóide, caralhuda, boqueteira, caminhoneira, tabacuda, xubreguete, saideira e anaconda!  TIETA - Vamos gente. Revelações de minha irmã já foram completadas... E agora sobre a minha vida? Ela tem razão? Vocês acham que ela está perfeita em sua sanidade mental? Vocês acham que ela está bem?  PERPÉTUA - AAAAAAAAAAAAAAASHHHHHHH!  TIETA - Você padre, que tem u...

Meninos e Meninas: Episódio 09 (Último)

CENA 5: INTERNA. CASA DE VICTOR. DIA Márcia está na cozinha, preparando o almoço. Ela recebe uma mensagem. MÁRCIA - Quem será, uma hora dessas? Ela vai até o celular e logo abre um sorriso, ao ver duas novas mensagens de Henrique. Tem uma foto dele experimentando o uniforme do Colégio Anglo e um áudio. HENRIQUE - (áudio) Eu te prometi que eu iria voltar para a escola e eu realmente vou voltar. Eu fiz minha matrícula no Anglo hoje. Quando eu parei os meus estudos só faltava um ano para acabar, então eu vou estudar com o Victor agora. Eu acho que vai ser bom para mim. Márcia começa a gravar um áudio. MÁRCIA - Eu fico tão feliz que você esteja voltando para a escola. Vai dar tudo certo, para qualquer coisa que você precisar eu estou aqui. Ela deixa o celular sobre a mesa e volta a preparar o almoço, com um sorriso de orelha a orelha no rosto. Eliza chega até ela. MÁRCIA - Bom dia. ELIZA - Bom dia, querida. Eliza nota a felicidade da filha. ELIZA - Posso saber o motivo dessa alegria toda? ...

Vencedores do Troféu Almanaque - Fase 1

A primeira fase do Troféu Almanaque está finalmente encerrada. Depois de 4 dias intensos de palmites (da parte do público do AN) e mais de 3.400 votos, hoje vocês vão saber as web's produções vencedoras das categorias "Melhor novela das 18:00", "Melhor novela das 21:00" e "Melhor série" do Almanaque Novelas. Na categoria "Melhor web novela das 18:00", o público votou e votou em "Encontros e Despedidas", web do  "Nicolas Rodrigues" e "Vinícius Cechetti". Tabela: 1°: Encontros e Despedidas (35,3%) 2° lugar: Dulce Amori (25,8%) 3° lugar: O Machão e a Donzela (15,6%) // Já na categorias "Melhor web novela das 21:00" o público ficou com a excelente Girassol" do web autor "Fernando Luis". Tabela: 1° lugar: Girassol (71,8%) 2° lugar: Razão de Viver (18%) 3° lugar: Raízes do Sertão (8,8%) // Finalizando a fase 1 do troféu... O público voto...